Controlando a papelada: dicas de gestão documental para PJ
Controlando a papelada de maneira eficiente, as organizações conseguem gerir com segurança suas informações. Por isso, independentemente do porte ou …
O número de trabalhadores autônomos no Brasil está em constante crescimento. Em todas as áreas, podemos notar a presença de Profissionais PJ. O setor de tecnologia está em foco atualmente, você quer começar a exercer essas funções, sabe qual é o CNPJ para desenvolvedor? Ainda não? Fique tranquilo, a PJzen vai auxiliar você nessa jornada.
Os profissionais da área de desenvolvimento ou programação devem optar por abrir um dos tipos de portes disponíveis para seu setor, são eles: Microempresa (ME) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte). A definição deve ser feita de acordo com o faturamento anual.
No segmento de Microempresas o faturamento anual é de no máximo R$360 mil e no caso de Empresa de Pequeno Porte é de R$4,8 milhões. Nesse momento, ocasionalmente, pode surgir uma dúvida “E o MEI? ”.
Essa é uma questão frequentemente levantada por diversas pessoas. A resposta é que não é possível solicitar a abertura do Microempreendedor Individual para desenvolvedores e programadores. Visto que essa atividade não está na lista de permitidas. Importante ressaltar que apesar desse fato a carga tributária pode ser feita por meio do Simples Nacional. Dessa forma, facilitando e reduzindo o valor a ser pago mensalmente.
Como podemos analisar, em certos momentos é fundamental contar auxílios de profissionais especializados. A PJzen está aqui para facilitar a vida do profissional PJ. Nossas soluções visam trazer mais conforto e menos burocracia para sua jornada no mundo do desenvolvimento e programação.
Os profissionais dos setores de programação e desenvolvimento devem escolher qual a natureza jurídica de sua empresa. Atualmente, existem três opções:
Para quem busca o MEI, essa é a opção que melhor se assemelha. Nesse caso, existe a possibilidade de escolher o Simples Nacional, ou seja, cargas tributárias menores.
Essa é uma opção recorrente para quem busca abrir CNPJ para desenvolvedor. O ponto principal em destaque é a separação dos bens do empreendedor e de seu negócio.
Se o desenvolvedor, ao abrir seu CNPJ, pensa em fazer sociedades, esse é o modelo que deve ser escolhido. Ele permite a inscrição na Receita Federal. Além disso, formaliza sua empresa em uma junta comercial. Lembre-se, é obrigatório possuir o Contrato Social.
Ao abrir um CNPJ para desenvolvedor é necessário escolher o Cadastro Nacional de Atividades Econômicas, mais conhecido como CNAE. Essa definição é importantíssima e deve ser feita com muito cuidado pelo empreendedor. A seguir, apresentaremos as escolhas mais comuns feitas nas áreas de TI.
Desenvolvedores de Softwares
Programadores
Somos especialistas em Contabilidade e Gestão Financeira para Profissionais PJ.
Se você é Desenvolvedor e precisa abrir um CNPJ, fale com um dos nossos Especialistas agora mesmo!
Controlando a papelada de maneira eficiente, as organizações conseguem gerir com segurança suas informações. Por isso, independentemente do porte ou …
O mundo dos negócios é uma jornada desafiadora desde o início. Ao adentrar nesse universo, nos deparamos com algumas questões …
O regime tributário engloba um conjunto de normas que regulamentam a atividade tributária de uma pessoa jurídica, realizando a cobrança …