PJ
PJ: dicas para quem está iniciando
PJ

PJ é um modelo de prestador de serviço reconhecido pelo Estado e pela Justiça como detentor de direitos e deveres, em que opera suas atividades sem vínculo empregatício como no regime CLT. A Pessoa Jurídica detém de sua própria empresa que trabalha para outras e, consequentemente, possui CNPJ para a emissão de suas Notas Fiscais.

 

A fim de diminuir ou até mesmo cortar gastos, as organizações têm preferido cada vez mais optar pela contratação de serviços de pessoas PJ. Isso porque esse modelo de trabalho tem demonstrado ser mais econômico em comparação aos custos quando se mantém um funcionário CLT dentro da companhia. 

 

Em paralelo a isso, pessoas jurídicas costumam receber um valor consideravelmente acima de pessoas contratadas no modelo padrão. Isso porque no rigor da Consolidação das Leis de Trabalho, são descontados legalmente valores do salário do funcionário pelo INSS. Ademais, as empresas podem descontar até 6% da remuneração bruta por causa das despesas com vale transporte, contribuição sindical, plano de saúde, vale alimentação etc.

 

Recomendações para trabalhar como PJ

Antes de tornar-se PJ, reflita sobre os novos desafios que estão por vir, o que inclui também as vantagens da liberdade financeira, entretanto, é preciso saber gerenciá-la em meio a tantas obrigações jurídicas. Por isso, seja resiliente para se adaptar às situações desse mercado. A PJzen separou as melhores dicas para você, descubra:

 

  • Saiba negociar: agora que você sabe que as empresas contratam profissionais PJ para se esquivar das imposições legais determinadas pela CLT, você deve ganhar ao menos o dobro do salário que um funcionário receberia. Por isso, valorize seu trabalho e negocie sua remuneração, como também vale alimentação, bônus por metas etc;

 

  • Busque por um plano de salário: Já que o dissídio não é um direito da Pessoa Jurídica, negocie um aumento progressivo com seu contratante, dessa forma, você evita que o valor do seu ganho fique estagnado;

 

  • Crie uma previdência privada: na carência de alguns benefícios do regime CLT, é aconselhável que o PJ invista em previdências privadas para assegurar-se de eventuais problemas financeiros;

 

  • Contrate uma assessoria contábil de confiança: o prestador de serviço precisa possuir conhecimentos sobre legislações e comprometimento com os prazos de suas obrigações enquanto PJ. Principalmente no início, isso pode ser desanimador e, é por isso que existem empresas como a PJZen para cuidar de toda a parte burocrática para você.

 

A parceria ideal para as Pessoas Jurídicas

A PJZen é muito mais que uma Contabilidade Digital. Além de sermos parceiros dos nossos clientes, buscamos suprir todas as suas necessidades enquanto PJ. Disponibilizamos um suporte contábil completo para promover vantagem competitiva nesse novo contexto.

Nosso time fornece as soluções mais inteligentes para contabilizar impostos e burocracias! Acesse o nosso site agora mesmo e  converse com um de nossos especialistas.

Notícias relacionadas

controlando a papelada

Controlando a papelada: dicas de gestão documental para PJ

Controlando a papelada de maneira eficiente, as organizações conseguem gerir com segurança suas informações. Por isso, independentemente do porte ou …

Leia mais
PJ

PJ: saiba como evitar estes 5 erros contábeis

O mundo dos negócios é uma jornada desafiadora desde o início. Ao adentrar nesse universo, nos deparamos com algumas questões …

Leia mais
regime tributário

Regime Tributário ideal: guia para empreendedores

O regime tributário engloba um conjunto de normas que regulamentam a atividade tributária de uma pessoa jurídica, realizando a cobrança …

Leia mais
error: Content is protected !!